Consultoria em turismo como opção de trabalho

A consultoria é realizada geralmente por alguém que entende muito de um determinado assunto ou um especialista. Aqui entra o profissional consultor(a) que é aquela pessoa que tem condições de dar um parecer sobre algo.

Consultoria: o que é

Consultoria é uma prestação de serviços que tem como principais ações: investigar, levantar problemas e oferecer aconselhamento, sugestões.

O consultor pode resolver um problema, facilitar a busca por soluções ou ajudar na realização de um desejo, como é o caso dos consultores de viagens

Se você quer ser um consultor, comece identificando qual será sua principal contribuição para o mundo, para as pessoas, para os negócios ou para os destinos turisticos.

Exemplos:

  • Como você pode contribuir com um empresário que tem um negócio turístico tipo pousada, que precisa agilizar seu check in/check out?
  • Um destino turistico quer ser um destino turistico inteligente. Como você poderia contribuir para isso? Sabe o requisitos necessários, o que é preciso implantar? E como?
  • Como ajudaria um casal com filhos que busca por pousadas temáticas, mas não tem tempo nem quer ter trabalho para organizar a viagem?

E por aí vai, poderia dar centenas de exemplos.

Uma das minhas contribuições como consultora em turismo, por exemplo, é ajudar a desenvolver o turismo rural. No video, alguns dos meus clientes:

Clientes consultoria em turismo

Porém, poucas instituições  preparam o turismólogo e profissionais de turismo  para fazer essas descobertas, não é?

Para que as pessoas entendam a Consultoria em turismo como opção de carreira profissional, esse tem sido um dos meus trabalhos nos últimos anos.

Consultoria: como começar

Você sabe que existem alguns passos essenciais para construção de carreira como consultor(a)?

A primeira coisa é saber investigar o mercado. Como no Brasil não há pesquisas frequentes e atualizadas, buscar dados é um dilema. Mas, há algumas formas que facilitam essa busca. Uma delas é acompanhar mecanismos de buscas online, eventos e materiais informativos de associações do setor.

Depois, analisar os dados obtidos, de forma criteriosa, com olhar de quem entende o mercado de consultoria e que te ajude a tomar decisões. Em seguida, fazer escolhas sobre que tipo de aconselhamento focar.

Durante a minha mentoria meus alunos passam por essas 5 etapas, com mais de 25 assuntos, que permeiam a construção de uma carreira em consultoria para setor de turismo.

E você deve estar se perguntando: mas para ser consultor vou precisar disso tudo?

Vou precisar investir em Pós, MBA, precisa de certificados?

Ai eu te digo, depende

Durante o mestrado fiz uma pesquisa e descobri que, para ser consultor não precisa ter cabelinho branco nem muito tempo de estrada não. Essa informação derrubou uma crença que eu tinha que só era possível ser consultor quem estava há muitos anos no mercado, tinha muitas pós no currículo e ter passado por grandes empresas.

O que descobri foi que, o que é realmente necessário para ser um consultor é você ter conhecimento profundo sobre algo e principalmente, gostar de resolver  problemas. E isto não tem nada a ver com tempo de estrada ou quantidade de pós no currículo. Ajuda, mas não é determinante.

E então, isso faz sentido para você?

Ofereço uma sessão gratuita para que conheça melhor esse universo da consultoria em turismo 🙂

Tenho certeza que vai te ajudar a tomar melhores decisões para desenvolver melhor sua carreira profissional.

Saiba mais sobre mim e o trabalho que faço

Me siga tambem no Instagram

Deixe um comentário